A Fenabrave/Sincodiv-RS contabilizou o desempenho do setor automotivo no primeiro mês do ano.

No Rio Grande do Sul as vendas de veículos somaram 16.121 unidades, incluindo todos os segmentos, na comparação entre janeiros houve um crescimento 11,59% no RS.Em relação a de dezembro houve retração de 12,68% no RS. Sazonalmente o mês de dezembro tem um apelo em vendas de veículos superior ao mês de janeiro e não deve servir como balizador para avaliar negativamente o mercado.  A Fenabrave/Sincodiv-RS avalia o primeiro mês do ano como positivo, com vendas superiores ao início do ano passado.

Autos e Comerciais leves comercializaram no primeiro mês do ano, 11.771 unidades, o que significa um crescimento de 10,56% em relação à janeiro de 2018. Caminhões contabilizou 514 unidades vendidas, com crescimento de 47,28% no comparativo com janeiro do ano passado. Ônibus comercializou uma centena de unidades com crescimento de 44,93% se comparado ao mesmo mês de 2018. O setor de duas rodas apresentou crescimento e relação as vendas de dezembro e no comparativo a janeirp do anos passado. Em relação ao mês anterior o crescimento foi de 6,14% e a janeiro de 2018 o índice positivo foi de 10,68%. Assim como o setor de motos o segmento de implementos rodoviários também apresentou crescimento frente a dezembro de 33,33% e no comparativo com janeiro o percentual de crescimento foi de 112,72%.

Para Fernando Esbroglio, diretor-geral da Fenabrave-RS e presidente do Sincodiv-RS, é importante compreender que em uma economia sustentável índices muito altos de crescimento não encontram guarida. “Avaliamos o movimento das vendas como reflexo de uma economia que está buscando o ponto de equilíbrio”, comenta Fernando – “10% de crescimento sobre determinado mês pode parecer muito, mas para segmentos que apresentaram índices contínuos de queda nos últimos quatro anos,  significa que estamos nos movendo positivamente”, acrescenta.

O setor de pesados apresentou queda acumulada de 70% nas vendas nos últimos anos o que justifica os índices superiores em crescimento.

 

Venda de Veículos no RS

por Karen Cunha
Jornalista e Assessora de Imprensa

Deixe uma resposta

Fechar Menu